F12013 – China

China
fonte: Yaya Han




Webber punido largando em último; Hamilton e Raikkonen na primeira fila; pela primeira vez Alonso na frente de Massa; Ricciardo surpreendendo entre os 10 primeiros; RBR largando mal pra caramba. Esses são os ingredientes do Grande Prêmio da China, que logo em sua classificação já deixou um gostinho de que qualquer coisa poderia acontecer!
E o que que rolou em Shanghai?

2013 FORMULA 1 UBS CHINESE GRAND PRIX (Shanghai)

Shanghai
Data da Corrida: 14 Abr 2013
Nome do Circuito: Shanghai International Circuit
Primeiro Grande Prêmio: 2004
Número de Voltas: 56
Tamanho do Circuito: 5.451 km
Total da corrida: 305.066 km
Recorde de Volta: 1:33.238 – M. Schumacher (2004)

fonte: formula1.com
Os pneus macios da Pirelli
Estava claro que a corrida – como parece ser a tônica do ano – iria ser dominada pelas estratégias de pneu. Com os compostos se desfazendo em poucas voltas, estava evidente que quem conseguisse a melhor estratégia de entradas e saídas se daria melhor na corrida. Fico imaginando como será em locais ainda mais quentes, como a próxima corrida no Bahrain.
De qualquer forma, com um piloto como Hamilton na ponta, a Mercedes surgia como favorita. Mas havia alguns fatores interessantes, como Grosjean largando no miolo, que me fazia pensar “será que vai dar merda?”
Não, não deu. Quer dizer, exceto pro Raikkonen, que viu Massa e Alonso pularem na sua frente e se saírem bem pacas na largada! Nossa Raikkonen, que largada foi essa? Proibiram a vodka antes da corrida?
Logo o Webber, esperto,  entrou nos boxes, queimou seu pneu de paçoca e foi atrás de administrar sua corrida com mais segurança que a rapa – e o câmera do box tomou uma encochada ou foi impressão minha?
Dasha Kaputisna
Hamilton então sofreu uma pressão absurda das Ferraris, e logo na quinta volta cedeu, com Alonso passando pela esquerda e Felipe, sensacional, pela direita. Eu estava animado em torcer pelo nosso querido Massa, mas a tevê fez a maldade de mostrar a jovem russa que namora o seu companheiro espanhol, e todo mundo voltou sua torcida pro Alonso, só pra ver ela sorrindo de novo. (depois fui ver fotos na internet e, putz, a pobrezinha é mais magrela que o Dhalsim… mas ainda tem um sorriso lindo!)
Bagunça nos boxes, na festa dos pneus de paçoca, e bagunça fora dos boxes! O Gutierrez encheu o Adrian e não foi nada sutil (me contrata, Carlos Alberto de Nóbrega!) Já o Felipe Massa não voltou numa boa posição dos boxes e acabou fazendo um resto de corrida bem apagado. Mas eu estou contente que ele está pilotando de maneira bem agressiva. Ando gostando muito desse novo jeito de ser do Massa, só falta ele ser mais decidido quanto às ordens da equipe. E tenho que concordar com o Galvão Bueno: uma boa cabeça faz uma diferença danada nessas horas (saudades do Kubica).
Enquanto isso, o Ferdinando Alonso vinha chegando, brincando de Pac Man com todo mundo.
Daí, pra espantar o sono, fui lá na página do Globo Esporte que acompanha a corrida em tempo real. Quando vejo a seguinte atualização:
Volta 21 – ASSUME ALONSO!!

Que isso? Se ele assumir mesmo me passa o telefone da loira russa nos boxes da Ferrari, que mesmo magrinha a gente dá um caldo nela!
Já o Webber, inspirado, tentou passar pelo meio do Vergne e, no final, acabou perdendo uma roda e abandonando. Nossa Webber, na boa, tá na hora de procurar um pai-de-santo pra tirar essa uruca, hein?
Depois vieram com um bando de possíveis punições por usarem DRS fora da área delimitada. Bem, acabou dando em nada, mas eu acho que nem precisa punir caras como Bottas e Chilton por estarem ultrapassando situação irregular, né? Só por estarem ultrapassando esses caras mereciam prêmios!
Raikkonen também tentou passar pelo meio do Perez, mas o carro da Lotus é de adamantium e o finlandês nem sentiu a pancada. Legal foi a reclamação do Raikkonen via rádio, “Que diabos ele está fazendo?”, frase que, conhecendo o velho Kimi, foi mais pesada do que o educado Luciano Burti fez parecer em sua tradução.
Daí rolou um baita, enorme barrigão e o sono pegou pesado. Eu lembro que o Button tava perdendo ritmo, mas mal vi Alonso chegar na liderança e quase não vejo ele ganhar a corrida. Ainda bem que semana que vem não vai ser de madrugada a bagaça.

RESULTADOS

Pos No Driver Team Laps Time/Retired Grid Pts
1 3 Fernando Alonso Ferrari 56 1:36:26.945 3 25
2 7 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 56 +10.1 secs 2 18
3 10 Lewis Hamilton Mercedes 56 +12.3 secs 1 15
4 1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 56 +12.5 secs 9 12
5 5 Jenson Button McLaren-Mercedes 56 +35.2 secs 8 10
6 4 Felipe Massa Ferrari 56 +40.8 secs 5 8
7 19 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 56 +42.6 secs 7 6
8 14 Paul di Resta Force India-Mercedes 56 +51.0 secs 11 4
9 8 Romain Grosjean Lotus-Renault 56 +53.4 secs 6 2
10 11 Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 56 +56.5 secs 10 1
11 6 Sergio Perez McLaren-Mercedes 56 +63.8 secs 12
12 18 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 56 +72.6 secs 15
13 17 Valtteri Bottas Williams-Renault 56 +93.8 secs 16
14 16 Pastor Maldonado Williams-Renault 56 +95.4 secs 14
15 22 Jules Bianchi Marussia-Cosworth 55 +1 Lap 18
16 20 Charles Pic Caterham-Renault 55 +1 Lap 20
17 23 Max Chilton Marussia-Cosworth 55 +1 Lap 19
18 21 Giedo van der Garde Caterham-Renault 55 +1 Lap 21
Ret 9 Nico Rosberg Mercedes 21 Suspension 4
Ret 2 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 15 Wheel 22
Ret 15 Adrian Sutil Force India-Mercedes 5 Accident 13
Ret 12 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 4 Accident 17

fonte: formula1.com

Destaques


Melhor da Corrida: Alonso, que só faltou fazer chover.
Pior da Corrida: Webber, que precisa urgentemente de um banho de sal grosso.
Surpresa: Ricciardo, largando bem e terminando em 7º.
Troféu Ukyo Katayama: Chilton, não apenas pela corrida, mas por atropelar um mecânico no sábado.

Momento Adamantium: “Queria trocar [a asa]. Acho que eles [a equipe] olharam a asa no primeiro pitstop e provavelmente acharam que demoraria muito. Não sei. O carro estava ok. Fiquei surpreso que não danificou muito [o carro], pois bati forte nele. Também fiquei um pouco surpreso que não tivemos mais problemas, o carro apenas saía um pouco de frente de destruía os pneus dianteiros por causa disso”. Raikkonen, sobre seu carro indestrutível.


A seguir: baba Ali, BABA!

Bahrain!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s