F12013 – Austrália

Kylie Minogue
Eu sempre quis fazer resenhas sobre meu esporte televisionado favorito, a F1. E já pensei em usar o blog pra isso, acompanhando o campeonato corrida à corrida. Mas não tinha coragem, pois já comecei várias coisas aqui que não consegui terminar por causa do tempo. Mas decidi fazê-lo, motivado principalmente pelos comentários que eu faço no facebook – minha timeline parece um twitter em dia de corrida.
Então esse ano o Muralhas de Troia terá pelo menos uma atualização regular, sempre depois de uma corrida de F1.
E já podemos anotar as corridas desse ano no caderninho:

01 2013 FORMULA 1 ROLEX AUSTRALIAN GRAND PRIX (Melbourne) 15 – 17 Mar
02 2013 FORMULA 1 PETRONAS MALAYSIA GRAND PRIX (Kuala Lumpur) 22 – 24 Mar
03 2013 FORMULA 1 UBS CHINESE GRAND PRIX (Shanghai) 12 – 14 Apr
04 2013 FORMULA 1 GULF AIR BAHRAIN GRAND PRIX (Sakhir) 19 – 21 Apr
05 FORMULA 1 GRAN PREMIO DE ESPAÑA 2013 (Catalunya) 10 – 12 May
06 FORMULA 1 GRAND PRIX DE MONACO 2013 (Monte Carlo) 23 – 26 May
07 FORMULA 1 GRAND PRIX DU CANADA 2013 (Montréal) 07 – 09 Jun
08 2013 FORMULA 1 BRITISH GRAND PRIX (Silverstone) 28 – 30 Jun
09 FORMULA 1 GROSSER PREIS VON DEUTSCHLAND 2013 (Nürburgring) 05 – 07 Jul
10 FORMULA 1 MAGYAR NAGYDÍJ 2013 (Budapest) 26 – 28 Jul
11 2013 FORMULA 1 SHELL BELGIAN GRAND PRIX (Spa-Francorchamps) 23 – 25 Aug
12 FORMULA 1 GRAN PREMIO D’ITALIA 2013 (Monza) 06 – 08 Sep
13 2013 FORMULA 1 SINGAPORE GRAND PRIX (Singapore) 20 – 22 Sep
14 2013 FORMULA 1 KOREAN GRAND PRIX (Yeongam) 04 – 06 Oct
15 2013 FORMULA 1 JAPANESE GRAND PRIX (Suzuka) 11 – 13 Oct
16 2013 FORMULA 1 AIRTEL INDIAN GRAND PRIX (New Delhi) 25 – 27 Oct
17 2013 FORMULA 1 ETIHAD AIRWAYS ABU DHABI GRAND PRIX (Yas Marina) 01 – 03 Nov
18 2013 FORMULA 1 UNITED STATES GRAND PRIX (Austin) 15 – 17 Nov
19 FORMULA 1 GRANDE PRÊMIO DO BRASIL 2013 (São Paulo) 22 – 24 Nov

2013 FORMULA 1 ROLEX AUSTRALIAN GRAND PRIX (Melbourne)

Melbourne
Data da Corrida: 17 Mar 2013
Nome do Circuito:         Albert Park
Primeiro Grande Prêmio:       1996
Número de Voltas:        58
Tamanho do Circuito:  5.303 km
Total da corrida: 307.574 km
Recorde de Volta:         1:24.125 – M Schumacher (2004)

fonte: formula1.com

E, para começar essa temporada de 2013 já tivemos uma situação inusitada: a la Interlagos, Albert Park viu um verdadeiro pé d’água no treino de classificação que obrigou a realização de um movimento inédito: o treino foi interrompido logo após o Q1 e só foi retomado no dia seguinte, dia da corrida. Ao fim da classificação, tínhamos um grid totalmente 2012: Vettel e Webber em 1º e 2º, acompanhados por uma boa Mercedes com Hamilton e por um surpreendente Massa, mostrando que tinha retomado seu espírito competitivo.

Foto oficial dos pilotos. fonte: Agência AFP
E a outra pequena surpresa (não para quem vem acompanhando os testes e os treinos pré-temporada) foram as MacLarens lá atrás. Parece que o MP4-28 é mau nascido mesmo.

Bem, eu esperava duas coisas na largada: o Webber indo mal e o Vettel disparando na frente. Mas não foi beeem assim. O Webber foi pior que de costume, perdendo 6 posições de cara, e o Vettel não pulou tanto na frente, pois um inspirado Felipe Massa fez uma bela largada pela direita de Webber e colou no Alemão, com Alonso fungando no seu cangote logo atrás. Nas primeiras curvas era evidente a sede do Massa por provar – tanto para os outros, quanto para si mesmo – que tinha deixado seu horrível ano de 2012 pra trás – pelo menos o 1º semestre.
Massa
Homem de Gelo
Mas a Ferrari tinha que botar caroço no angu do brasileiro. Eu achei uma burrice tremenda a ação da Ferrari – e não dá MESMO pra acreditar no Massa quando ele diz que a decisão foi dele e do seu engenheiro Smedley – pois Massa tinha mais chances contra Vettel que Alonso. É chato fazer futurologia, mas eu acredito que se Massa tivesse entrado antes, ele não apenas engoliria o RBR como faria frente mais forte ao Raikkonen, mostrando-se um real perigo para a sua vitoria – perigo que Alonso não representava.

Aí você percebe que eu não falei do nosso amado Homem de Gelo ainda.
Raikkonen é e sempre será um dos meus pilotos favoritos de F1 de todos os tempos. Não apenas pelo arrojo na direção ou pela habilidade de se manter frio, gelado, mesmo nas mais pesadas situações, mas pela personalidade única e hilária, que gera diversos momentos cômicos, como os retratados abaixo:
E, claro, nunca podemos esquecer e subestimar o Iceman…
E falando em subestimar, esqueci de falar do grande desempenho de Adrian Sutil. Sutil com a Force India, liderando um GP? Putz, da onde tiraram esse carro? A Force India tem estado ali como promessa há tempos, mas acho que nem o Vijay Mallya achava que teria acertado tanto em trazer de volta o grande Sutil, candidatíssimo a azarão do ano. E que baita carro esse VJM06!
Índia
Ao fim, vitória do Graaaaande Kiiiimiii!!! Sempre, sempre um senhor piloto que, na dele, sem muito alarde mas com muito arrojo, chega na liderança. E segura essa Lotus, héin – que seria melhor, não fosse ter um piloto só… Não, eu não engulo o senhor Grosjean, que em nada ajuda o companheiro ou a equipe e devia ter sido defenestrado da F1. Eu imagino um Kobayashi ou um Razia em seu lugar… mas a F1 tem dessas, principalmente quando tem $$ envolvido – taí Maldonado que não me deixa mentir…
Mas os melhores nessa corrida, de longe, foram o Felipe (sacaneado pela estratégia da Ferrari) e o Sutil! MacLaren me parece uma draga horrível e Mercedes e Force India aparecem como forças a serem consideradas. Começou bacana a temporada, cheia de alternativas e meio sem previsão de quem chegará na frente.

RESULTADOS
Pos No Driver Team Laps Time/Retired Grid Pts
1 7 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 58 1:30:03.225 7 25
2 3 Fernando Alonso Ferrari 58 +12.4 secs 5 18
3 1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 58 +22.3 secs 1 15
4 4 Felipe Massa Ferrari 58 +33.5 secs 4 12
5 10 Lewis Hamilton Mercedes 58 +45.5 secs 3 10
6 2 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 58 +46.8 secs 2 8
7 15 Adrian Sutil Force India-Mercedes 58 +65.0 secs 12 6
8 14 Paul di Resta Force India-Mercedes 58 +68.4 secs 9 4
9 5 Jenson Button McLaren-Mercedes 58 +81.6 secs 10 2
10 8 Romain Grosjean Lotus-Renault 58 +82.7 secs 8 1
11 6 Sergio Perez McLaren-Mercedes 58 +83.3 secs 15
12 18 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 58 +83.8 secs 13
13 12 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 57 +1 Lap 18
14 17 Valtteri Bottas Williams-Renault 57 +1 Lap 16
15 22 Jules Bianchi Marussia-Cosworth 57 +1 Lap 19
16 20 Charles Pic Caterham-Renault 56 +2 Laps 22
17 23 Max Chilton Marussia-Cosworth 56 +2 Laps 20
18 21 Giedo van der Garde Caterham-Renault 56 +2 Laps 21
Ret 19 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 39 Exhaust 14
Ret 9 Nico Rosberg Mercedes 26 Electrical 6
Ret 16 Pastor Maldonado Williams-Renault 24 Spin 17
Ret 11 Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 0 Fuel System 11

Destaques

Melhor da Corrida: Felipe Massa, pelo arrojo e retorno à forma, mesmo sacaneado pela Ferrari.
Pior da Corrida: MacLaren, pelo tamanho e história tá fazendo um papelão.
Surpresa: Adrian Sutil, que tem que ser observado com atenção esse ano.
Troféu Ukyo Katayama: Pastor Maldonado, que acho que ganha esse troféu o ano todo.
Momento Iceman: “Foi uma das corridas mais fáceis que já ganhei, espero que haja outras como esta.”

A próxima corrida será em 24 de Março, o Grande Prêmio da Malásia em Kuala Lumpur!

Até mais!
Anúncios

2 comentários em “F12013 – Austrália

  1. Congrats man!!…muito bom a ideia de fazer esses posts regulares sobre as corridas….acompanharei igualmente de forma regular!!..

    e realmente, não poderia ter começado melhor…essa chuva inesperada e todas as possibilidades criadas pela Pirelli com esses pneus, deixaram a corrida maravilhosa!!!..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s